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Na hora do lazer, os turistas de eventos optaram, em sua maioria, por visitar Olinda. Foto: Hugo Acioly/Secretaria de Turismo de Pernambuco |
Nesta quarta-feira (27), o Recife Convention & Visitors Bureau divulgou os resultados da Pesquisa do perfil socioeconômico do Turista de Eventos 2012, tabulada pela Método Pesquisa e Consultoria, durante eventos captados ou apoiados pela entidade. Dos consultados, 93% afirmaram ter intenção de voltar a Pernambuco. Entre os principais emissores, São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas. A permanência média foi de cinco dias e o gasto médio de R$ 323,20.
Aprovação
O que mais agradou aos turistas foi a hospitalidade do povo pernambucano e os atrativos naturais do estado, que se destacaram como os mais citados na pesquisa.
O destino também teve os preços avaliados como normais para os padrões por 65,3% dos entrevistados.
O destino também teve os preços avaliados como normais para os padrões por 65,3% dos entrevistados.
Hospedagem
O meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel (51,6%), seguido de pousadas (17,1%). A internet se destacou como a fonte mais frequente de informações sobre os eventos pesquisados, tendo sido citada por 48% dos entrevistados. De acordo com o presidente do Recife CVB, Paulo Menezes, a avaliação foi positiva para a hotelaria. "O atendimento nos hotéis foi recomendado como excelente ou bom por 85,5% dos entrevistados. A capital pernambucana passa por expansão e renovação nos meios de hospedagem, o que já traz um impacto positivo na imagem percebida pelos turistas", reflete.
Origem
Com relação à origem, dos turistas entrevistados, 48,9% eram da região Nordeste neste ano. Do Sudeste vieram 29,8% dos turistas, enquanto 10,3% eram da região Sul. O avião foi o meio de transporte mais utilizado (68,3%). Porém, o percentual dos que utilizaram carro próprio chegou a 21,6% dos consultados.
Mobilidade
Para se locomover no estado, a maioria foi de táxi (48%), seguindo-se as opções carro (32,8%) e ônibus/micro ônibus (22,2%).
Lazer
Segundo a diretora executiva, Maitê Uhlmann, entre os atrativos visitados durante o pré ou pós-evento, destaque para Olinda (37,6%), Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe (36,2%), restaurantes (34,3%), seguido de Boa Viagem, Pina e Piedade, shopping e Marco Zero. "As opções escolhidas pelos atrativos foram bem variadas, mas representam os principais segmentos promovidos como o turismo cultural, gastronômico e a praia", analisa Maitê.
Participantes
Os jovens tiveram uma presença efetiva nos eventos. Isso porque 59,8% tinha 40 anos ou menos (destes 27% entre 18 e 29 anos e 32,8% entre 30 e 40 anos). Entre 41 e 50 anos foram registrados 23,7% dos consultados, enquanto os de idade superior a 50 anos somaram 16,3%. A maioria é de participantes com nível superior (44%). Além disso, neste ano, ao contrário do registrado no ano passado, a proporção de mulheres nos eventos pesquisados (53,3%) foi superior a de homens (46,7%).
Fonte: Pernambuco.com