Com um nome que remete a luz, brilho, resplendor, nascia, em 1992, na comunidade de Brasília Teimosa, o Grupo de Dança Lumiar. A iniciativa parte do coreógrafo Erinaldo Souza, popularmente conhecido como Nanau, juntamente com alguns amigos da localidade apaixonados pela dança (Maria Izabel Vasconcelos (Bebê), Norma Vasconcelos, Paulo Brito de Barros, Maria José de Barros (Zezé)).
Quadrilha Junina Lumiar - Mossoró /2002 Foto: Paulo Mafe
Sem espaço próprio para reuniões e ensaios, o grupo socializa a sua existência nos diferentes pontos da localidade, onde se encontrava para ensaiar: “no patronato Nossa Senhora da Conceição, na Sede do Bloco Carnavalesco Banhistas do Pina, na União dos moradores do Pina, na escola Municipal Novo Pina e nas ruas do bairro”, lembra Nanau.
Em 1994, nasce a ideia de transformar o grupo em quadrilha junina, apresentando-se em diversos arraiais do bairro. No comando do grupo, como marcador e coreografo, Nanau inscreve a Lumiar, em 1995, para participar pela primeira vez do Festival Pernambucano, onde o componente Marcos França recebe o título de 1ª Rei das Quadrilhas Juninas. Era o início de uma história com importantes premiações para o segmento.
Mossoró 2002 - Foto: Paulo Mafe
Em 1997, Nanau deixa a direção da Lumiar, assumindo os trabalhos, o quadrilheiro, ator e coreógrafo Fábio Andrade (hoje a coreografia fica por conta de um grupo). Não demora, e a Lumiar torna-se reconhecida pelo público como a quadrilha “Escola de Artistas”, pela criatividade, seriedade, profissionalismo e pompa dos espetáculos produzidos.
Alguns títulos:
Em 1999, com o espetáculo: Acorda povo, a quadrilha conquista o vice-campeonato do Festival Pernambucano e o 4º lugar no Festival da Rede Globo Nordeste. Em 2000, com o trabalho Advinha, adivinhação na festa de são João, consagra-se campeã no festival Pernambucano, no Sesc Recife e o 3º lugar na Rede Globo Nordeste. Em 2001 é o ano do espetáculo Festa de casamento, que mais uma vez dá o título de campeã do Pernambucano e da Rede Globo, além do bi-campeonato do Sesc Recife. O 1º lugar na Rede Globo leva a Lumiar a participar do Festival Regional de Quadrilhas Juninas em Caruaru.
Quadrilha Junina Lumiar - Recife, 2012 / Foto: Paulo Mafe
Ensaio 2013 - Junina Lumiar / Foto: Paulo Mafe
Quadrilha Junina Lumiar - Eliminatória do Concurso Pernambucano de Quadrilhas Juninas - 2012
Tema 2012 da Quadrilha Junina Lumiar: Alice, no Sertão das Maravilhas
Nos anos de 2004 e 2009, a quadrilha Lumiar não participa do São João, voltando em 2010, com o tema Eu vou mostrar pra vocês, numa produção grandiosa encenada por mais de 200 artistas quadrilheiros.
Fonte: Livro “Nos Arraiais da Memória – as quadrilhas juninas escrevem diferentes histórias” – Mario Ribeiro do Santos / (Secult / Fundação de Cultura do Recife 2010)
putzzzzzzzzzz linda essa quadrilha sou de campina grande e admiro demais o trabalho desse grupo e pelo que ouvir falar esse ano ela promete hennnn galera parabéns lumiar parabéns pela sua historia sua trajetória sucesso....
ResponderExcluir