sexta-feira, 26 de abril de 2013

Assuntos:

Tamandaré ganha jangadas para turismo sustentável

Social


Praia de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Praia de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press

 
Novidade no Litoral Sul de Pernambuco. O município de Tamandaré deve ganhar no mês de maio duas jangadas para estimular o turismo sustentável na região da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. A iniciativa é da Fundação SOS Mata Atlântica, da Fundação Toyota do Brasil e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As embarcações estão sendo construídas  pela equipe da Cooperativa Naútica Ambiental, formada por pescadores, estudantes, mergulhadores e empresários locais.



Na prática, as jangadas serão utilizadas pela Cooperativa para visitas às piscinas naturais de Tamandaré, ação que atualmente é realizada por embarcações com motor.  “Durante as visitas, a ideia é que a equipe desenvolva um importante trabalho de sensibilização dos turistas sobre a conservação daquele ambiente”, explica Camila Keiko Takahashi, analista do Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Para Danilo Marx, tesoureiro da Cooperativa Naútica Ambiental, as jangadas, além de serem instrumentos para o ecoturismo, representam um importante resgate da cultura local. “Hoje em dia, pouquíssimos pescadores detêm o conhecimento da navegação e da construção deste tipo de embarcação, que é um símbolo da nossa região”. A área da APA Costa dos Corais abrange mais de 400 mil hectares da costa nordestina e se estende ao longo de 130 km por 11 municípios, entre Tamandaré (PE) e Paripueira (AL).

Fonte: Pernambuco.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.