A tradicional festa realizada anualmente, inspirada nas lendas do movimento sebastianista e no livro de Ariano Suassuna movimenta o sertão pernambucano.
Durante o evento a cidade recebe decorações especiais. As casas se transformam em pousadas. Na praça principal acontecem os shows musicais. A Casa da Cultura e o Memorial Pedra do Reino, que ajudam a contar a história da festa da cidade, ficam abertas para visitas.
A Cavalgada à Pedra do Reino foi criada por jovens belmontenses em 1993, inspirada em passagens do livro PEDRA DO REINO do escritor Ariano Suassuna . Por outro lado, tem forte significado histórico por relembrar a jornada empreendida pelo major Manoel Pereira da Silva que, à frente de um grupo de valorosos companheiros, foi de sua fazenda Belém até a Serra Formosa, combater os fanáticos sebastianistas reunidos nos arredores da então Pedra Bonita, atual Pedra do Reino.

Os preparativos começam de madrugada. Por volta das cinco horas da manhã, os cavaleiros e os fiéis se reúnem em frente à Igreja Matriz de São José do Belmonte para assistirem à missa campal. Terminado o ato religioso, a cavalgada dá um giro por algumas ruas da cidade e depois parte em direção a Pedra do Reino.
Após a chegada dos cavaleiros ao Sítio Histórico da Pedra do Reino, os participantes se divertem: bebendo, dançando, comendo, com muita algazarra, ao som do autêntico forró pé de serra.
Quando: De 20 a 26 de maio
Onde: São José do Belmonte - PE
Texto: Wellinádja Araújo - Correspondente do VIVA no Sertão de Pernambuco
Quando: De 20 a 26 de maio
Onde: São José do Belmonte - PE

Texto: Wellinádja Araújo - Correspondente do VIVA no Sertão de Pernambuco