A tradicional festa realizada anualmente, inspirada nas lendas do movimento sebastianista e no livro de Ariano Suassuna movimenta o sertão pernambucano.
Durante o evento a cidade recebe decorações especiais. As casas se transformam em pousadas. Na praça principal acontecem os shows musicais. A Casa da Cultura e o Memorial Pedra do Reino, que ajudam a contar a história da festa da cidade, ficam abertas para visitas.
A Cavalgada à Pedra do Reino foi criada por jovens belmontenses em 1993, inspirada em passagens do livro PEDRA DO REINO do escritor Ariano Suassuna . Por outro lado, tem forte significado histórico por relembrar a jornada empreendida pelo major Manoel Pereira da Silva que, à frente de um grupo de valorosos companheiros, foi de sua fazenda Belém até a Serra Formosa, combater os fanáticos sebastianistas reunidos nos arredores da então Pedra Bonita, atual Pedra do Reino.
A Cavalgada à Pedra do Reino tem três momentos especiais: a celebração da missa, antes do início da jornada; A parada nas Areinhas, para o café dos cavaleiros e descanso dos animais; E a chegada triunfal ao Sítio Histórico.
Os preparativos começam de madrugada. Por volta das cinco horas da manhã, os cavaleiros e os fiéis se reúnem em frente à Igreja Matriz de São José do Belmonte para assistirem à missa campal. Terminado o ato religioso, a cavalgada dá um giro por algumas ruas da cidade e depois parte em direção a Pedra do Reino.
Após a chegada dos cavaleiros ao Sítio Histórico da Pedra do Reino, os participantes se divertem: bebendo, dançando, comendo, com muita algazarra, ao som do autêntico forró pé de serra.
Quando: De 20 a 26 de maio
Onde: São José do Belmonte - PE
Texto: Wellinádja Araújo - Correspondente do VIVA no Sertão de Pernambuco
Quando: De 20 a 26 de maio
Onde: São José do Belmonte - PE
Texto: Wellinádja Araújo - Correspondente do VIVA no Sertão de Pernambuco