O duelo entre os campeões mundiais Espanha e Uruguai acontece na Arena Pernambuco, neste domingo, 16 de junho, às 19h. No entanto, por toda a cidade de Recife, os voluntários já começaram a atender os turistas. Em clima de início da Copa das Confederações da FIFA, eles se dividem em quase 30 pontos para sanar as principais dúvidas de quem passa pela cidade pela primeira vez.
“Já me perguntaram onde tem parque para as crianças brincarem e estacionamento. Fico com material na mão e, se precisar, olho no mapa para repassar a informação”, conta o estudante Willames Chagas, 21 anos, em seu início de atuação como voluntário. “Quero pegar mais experiência, até mesmo profissional, e ter contato com as pessoas porque eu nunca fui de conversar muito”, comenta, tímido.
Entre os principais locais de Recife com atuação dos voluntários estão a Praça do Arsenal, a Estação Central, o Parque Dona Lindu, a Estação Joana Bezerra e o Marco Zero, além da cidade de Olinda e arredores da Arena Pernambuco. “O Marco Zero, o Alto da Sé e a Praça do Arsenal são alguns dos pontos mais conhecidos. A tendência é esses lugares atraírem mais turistas”, acredita a estudante Renata Cabral, 22 anos, pronta para atender quem passar por ela. “Quero prestar a informação. Fomos treinados para isso, para esclarecer as principais dúvidas das pessoas”, aponta.
Com a participação dos voluntários, há uma segurança maior de que os turistas serão bem atendidos na cidade, que já está com os hotéis lotados. “Eles fazem muita diferença e nos deixam mais tranquilos. Estamos conseguindo distribuí-los nos pontos, e os coordenadores estão nos dando um retorno. Até já comecei a aprender com eles mais sobre os pontos turísticos”, elogia a gerente de voluntariado da prefeitura, Fernanda Lima. Para ela, hoje será um grande teste para a cidade, devido à importância do primeiro jogo. “Como são seleções campeãs mundiais, o mundo todo estará voltado hoje para Recife, para ver se tudo irá funcionar, e o voluntariado também está nesse contexto”, acredita.
Aprovação turística
Um grupo de cinco irmãs já foi auxiliado pelo voluntário Lucas Barreto, de 21 anos. “Ele até já tirou foto da gente”, diverte-se a dona de casa Lázia Barp, 52 anos, que veio do frio de Caxias do Sul (RS) para o calor pernambucano em comemoração ao aniversário da irmã mais velha, Terezinha Barp, 71 anos. “Quero voltar no ano que vem para a Copa do Mundo”, deseja.
Em passeio pelo Marco Zero, no Recife Antigo, a paulista Érika Salgado Guerra, de 34 anos, também recebeu um mapa da cidade das mãos dos voluntários e aprovou a iniciativa. “Quanto mais voluntários, melhor. É muito bom ter alguém para te explicar onde pegar ingresso ou te entregar um mapa”, opina. A atuação dos voluntários em Recife continua até o próximo dia 24.
Fonte: Brasil Voluntário