Neste fim de semana, a Praia de Maracaípe, no município do Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, será o cenário da Festa da Cocada. Tradicional na cidade, o evento reúne, no sábado e no domingo, cerca de 10 mil pessoas para saborear a maior cocada do mundo. Gigantesca, a iguaria possui 28 metros de comprimento. 30 pessoas são responsáveis pela confecção.
Servida na própria quenga do coco, a receita, que é típica da culinária nordestina, leva 1.400 cocos, 300 latas de leite condensado, 400 quilos de açúcar e um quilo de cravos da índia. Quem estiver presente terá a chance de desgutá-la, a partir das 21h.
Iniciada em 1998, a festa acontece uma vez ao ano, sempre no mês de julho. Em sua 15ª edição, o evento começou como uma brincadeira popular e hoje acontece como uma das principais festas locais. Este ano terá a brincadeira "caça-quenga", onde quengas de coco serão enterradas no local com etiquetas que indicarão um brinde. Todas as quengas estarão premiadas.
Na sexta-feira (26), a festa será dedicada ao público gospel, com shows a partir das 16h. As bandas Trupe da Alegria, Flor do Acácia, Ministério PPL 103, Ministério Geração Fidelidade, Ministério Filosofia Divina e Ministério Luz do Mundo se apresentam.
Já no sábado (27), o público vai contar com a Banda Tribo Cordel, Nando Cordel, Pisada Sertaneja e Belina Azul para animar a noite. As atrações começam às 19h.
Fonte: Pernambuco.com