quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Assuntos: ,

IX Bienal do Livro de Pernambuco

Social

O Centro de Convenções de Pernambuco volta a ser palco, a partir desta sexta-feira (4), de palestras, oficinas, bate-papos e apresentações infantis que estimulam o hábito da leitura durante a IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Neste ano, a feira expande sua atuação pelos auditórios Beberibe, Brum e Ribeira, instalados dentro do Cecon, além de descentralizar a programação para hospitais do Grande Recife. A entrada é gratuita.


Com o tema Literatura, futebol e identidades nacionais, que será debatido sob os pontos de vista esportivo, literário e históricoo, o evento segue até o dia 13 de outubro. Entre as atividades da Bienal, o público poderá participar do Círculo das ideias, Plataforma de lançamentos, Café contexto, II Encontro de Bibliotecas Públicas de Pernambuco e Espaço Além das letras.


ABERTURA - A mesa que inicia o evento é o Paiol Literário Especial, que acontece pela segunda vez no evento pernambucano e antes era realizado somente em Curitiba (PR). Na mesa, que começará às 14h, no Auditório Ribeira, haverá conversa entre Rogério Pereira e Xico Sá. De acordo com o curador do evento, Wellington de Melo, o escritor deverá falar sobre o seu mais novo livro, o Big Jato, que, embora não tenha o futebol como temática, permeia o esporte.
Ainda no primeiro dia, os prestigiados Cícero Belmar e Luzilá Gonçalves participarão de conversa sobre as suas leituras de Gilvan Lemos, na mesa de debate O Gilvan que eu li, às 16h. Gilvan Lemos é um dos homenageados da nona edição da bienal e terá seus livros - O anjo do quarto dia e Emissários do diabo - lançados pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Antônio Maria, Eurico de Barros e Silva, José Cortez e Tarcísio Pereira são os outros homenageados.
O dia de estreia também conta com debates sobre Literatura sem idade, com Izabela Domingues, Índigo e Paula Pimenta, às 17h30. Encerrando a noite, às 19h, Thiago Corrêa conversa com Carol Bensimon e Paulo Scott sobre o tema  Do exílio e seu avesso: Identidades da jovem ficção brasileira.
HOSPITAIS - Nesta nona edição, a Bienal realiza atividades em unidades de saúde e tratamento de pacientes infantis e idosos do Grande Recife. NO dia 11 de outubro, às 10h, o ator Adriano Cabral conta estórias no Imip, enquanto o NACC recebe o espetáculo Baú Encantado.
No Dia das Crianças (12), Adriano Cabral repete a contação no Hospital Infantil Maria Lucinda, às 15h, e no domingo (13), no Hospital Barão de Lucena, às 10h, e no Abrigo de Idosos Cristo Redentor, às 14h.

Adaptação: NE10


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.