O Museu da Cidade do Recife (MCR) irá inaugurar neste sábado, 08 de fevereiro, a exposição fotográfica “Dos Carnavais Saudosos”. A mostra fará um recorte da Festa de Momo das décadas de 1940 a 1960, registradas pelos fotógrafos Alexandre Berzin, Romildo Carvalho, Severino Fragoso, Mário de Carvalho, Antônio Tenório e José Césio Regueira Costa, e trará um contraponto com as imagens atuais registradas pelo Projeto Lambe-Lambe.
A exposição com curadoria de Betânia Correa de Araújo, diretora do MCR, trará uma novidade: 60 das 180 fotografias que estarão exibição foram cedidas pelo público. “Por ser uma festa genuinamente popular é interessante mostrar o carnaval através dos registros dos acervos públicos e particulares. Fazer com que as pessoas busquem em seus álbuns essas imagens e tragam para o Museu torna a exposição muito mais interativa”, comenta a curadora.
O contraste dos carnavais antigos e atuais fica por conta do Projeto Lambe-Lambe, que está completando 20 anos de atividade, e tem a coordenação de Breno Laprovítera e Jarbas Junior. Serão 40 imagens dos foliões das ruas. “Nestas duas décadas, o que se manteve firme no projeto foi o foco na documentação dos fantasiados, naquilo que transforma o Carnaval numa festa onírica e fascinante. E não é por acaso que o Lambe Lambe se constitui, hoje, num importante acervo de personagens, fantasias e expressões culturais do carnaval de Pernambuco”, vibra Laprovítera.
Dentro da programação da exposição ainda haverá a exibição de dois documentários: “Frevo”, realizado pela Prefeitura do Recife para instruir o dossiê apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 2007, quando o frevo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade, e “Maracatu Nação”, com direção de Climério de Oliveira e Tarcísio Resende. E mais um filme do Projeto Lambe-Lambe.
“Dos Carnavais Saudosos” fica em exibição até 29 de março, com visitações de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Para mais informações: 3355.3106 ou 3355.3107.