sábado, 24 de maio de 2014

Assuntos: ,

Exposição Maracatu Almirante do Forte - 83 Anos de Tradição

Social


O Maracatu Almirante do Forte comemora 83 anos fundação com uma exposição que estará em cartaz a partir de amanhã (23) no Paço Alfândega. Os visitantes poderão conhecer a história da agremiação por meio de fotos, vídeos, indumentárias e instrumentos antigos. A mostra é uma organização de Nido Pedrosa, que também assina a curadoria em parceria com Jozy Santos. A exposição é aberta ao público e fica em cartaz até 1 de junho.  

Sobre a Nação Almirante do Forte - Fundada em 7 de setembro de 1931, tem suas origens na Jurema com fortes laços da cultura Nagô. É uma nação que representa a autêntica cultura popular da cidade do Recife e do estado de Pernambuco. Já se apresentou em muitos festivais culturais mostrando para o Brasil e para o mundo, uma das manifestações populares mais ricas do Estado de Pernambuco.

Na comunidade do "Bongi", onde funciona seu "Ponto de Cultura", o "Mestre Teté", a Corte, seus batuqueiros e demais componentes, ensinam à comunidade e para as novas gerações de diversas classes sociais, o ritmo, a dança e as tradições do "Maracatu de Baque Virado", um folclore centenário, genuíno e tradicional da ‘Cultura-Afro Brasileira’, que trás os frutos de um ensinamento hereditário, que os "Mestres" mais velhos repassaram para as gerações mais novas.

É uma “Nação Nagô”, que tem a mais antiga "Dama-de-Paço" viva, a Sra. Josefa Maria da Silva nascida em 1910, hoje com 104 anos. Ela é mãe do atual presidente, o Sr. Antônio José da Silva Neto, mais conhecido como:Mestre Teté.

Serviço:
Exposição Maracatu Almirante do Forte - 83 Anos de Tradição
Paço Alfândega
Rua da Alfândega, nº 35 - Bairro do Recife
De 23 de maio até 01 de junho de 2014
Seg a Sáb, 10h às 22h
Dom 12h às 21h

Fonte: Agenda Cultural do Recife

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.