Em teoria da comunicação, o ruído designa tudo que perturba tanto a produção da mensagem quanto a recepção da mesma. É necessário eliminá-lo ao máximo, claro. Mas, ao contrário de reportagens ou análises, os ruídos às vezes são justamente elementos contextualizadores e integrantes imprescidíveis de filmes e games.
Eles integram o chamado design do som. É justamente sobre ele que o professor da Berklee College of Music (renomada universidade de Boston) e da New York University, Jean-Luc Sinclair, ministra entre os próximos dias 26 e 30 de maio, no Portomídia, com o curso Sound design para filmes e jogos digitais.
As aulas são inéditas no País e as inscrições estão abertas esta quinta-feira, no site www.portomidia.org. Alguns critérios foram estabelecidos pela organização do evento para selecionar os 20 alunos. É preciso ter experiência com Pro Tools e áudio digital (profissionalmente ou não), interesse em desenvolver suas habilidades em sound design e em se especializar em sound design aplicado a filmes e jogos digitais.
O conteúdo abordado pelo instrutor é composto pela produção de sessões para filmes e programas de TV, gerenciamento de mídia, técnicas de sound design, áudio interativo e áudio para jogos digitais. Durante o curso, os participantes trabalharão com ferramentas usadas nas indústrias de áudio e games, como Pro Tools, FMOD Studio e Unity. O design de áudio para jogos digitais complementa o programa das aulas.
Fonte: Jc Online