quarta-feira, 28 de maio de 2014

Assuntos:

Usina Solar que abastece Arena Pernambuco aberta para visitação

Social
A primeira usina solar de Pernambuco está aberta para visitação. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) convida estudantes de todo o estado para descobrir como funciona a geração de energia na Usina Solar São Lourenço da Mata, responsável por até 30% do consumo pela Itaipava Arena Pernambuco.

Foto: Celpe/Divulgação 


Para fazer com que mais pessoas tenham contato com a tecnologia e difundir conceitos de eficiência energética e energias renováveis, a Celpe inaugurou o Centro de Visitação instalado em meio aos 3.652 painéis solares fotovoltaicos. Toda a infraestrutura foi concebida para explicar de forma simples e didática as atividades realizadas diariamente no local. A usina, uma parceria da Celpe e da Odebrecht, foi inaugurada em dezembro de 2013. A unidade possui potência instalada de 1 megawatt pico (MWp), capacidade suficiente para gerar 1.500 MWh por ano, o que equivale ao consumo de seis mil habitantes.

Os visitantes que forem à usina terão a oportunidade de conhecer as instalações físicas do local, que vão desde placas fotovoltaicas de diferentes tecnologias a estruturas de suporte, sala de inversores e outros importantes componentes. Na sala onde foi montado o Centro de Visitação, uma equipe apresentará as tecnologias utilizadas da geração de energia, assim como vídeos educativos e a estação de monitoramento e gestão do sistema.

Outro ponto de visitação é a estação meteorológica, que é utilizada para monitorar as condições climáticas locais, disponibilizando dados importantes no âmbito de pesquisas e estudos em energia solar, tais como radiação solar, índice pluviométrico, intensidade e direção dos ventos, temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar. Os visitantes ainda terão a oportunidade de participar de palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica.

O Centro de Visitação está inserido no  Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foi criado para funcionar em paralelo com o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, da Aneel. Além da usina, o P&D contempla outros investimentos que totalizam R$ 24,5 milhões.

Os grupos interessados em visitar a Usina Solar São Lourenço da Mata devem entrar em contato para agendar a visitação por meio do telefone 3035-8989. As visitas guiadas são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, de forma gratuita.

Fonte: Diário de Pernambuco 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.