Nem acabou ainda, mas já está deixando saudade. Este é o sentimento em relação à Copa do Mundo FIFA 2014, evento no qual Recife foi cidade sede.
Japão, Costa do Marfim, Costa Rica(2), Itália, México, Croácia, EUA, Alemanha e Grécia travaram duelos épicos na Arena Pernambuco |
Depois de 64 anos, a capital pernambucana voltou a Receber jogos do maior evento esportivo do planeta, uma vez que em 1950 o Estádio da Ilha do Retiro recebera um jogo daquele mundial.
O Recife e a Copa de 1950 - Por Imagens
Em 2014, o mundo viu através das telinhas 5 partidas do mundial. Os jogos aconteceram na Arena Pernambuco, o mais novo estádio de futebol de Pernambuco, construído para jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. O Clube Náutico Capibaribe é o clube de futebol que manda suas partidas naquele estádio.
Para quem duvidava que o Recife não realizaria uma Copa com êxito, viu as dúvidas cederem espaço para a certeza de que o sonho da Copa foi possível. A capital pernambucana deu show em hospitalidade, recebemos milhares de turistas com uma recepção calorosa. No aeroporto, o Frevo, o Forró Pé-de-Serra e bonecos gigantes deram boas-vindas para turistas do mundo inteiro.
Forró Pé-de-Serra pra recepcionar turistas do mundo inteiro. Foto: Emanuelle Almeida |
Turista bem informado sempre volta. Parabéns Recife: "CAMPEÃO MUNDIAL EM ATENDIMENTO AO TURISTA." Foto: Emanuelle Almeida |
Frevo! Bonecos Gigantes! É PERNAMBUCO !!! Foto: Emanuelle Almeida |
As Centrais de Atendimento ao Turista ficaram lotadas. O encanto no olhar dos estrangeiros e turistas nacionais era evidente. Muitos afirmavam que nunca tiveram uma recepção tão calorosa e prática. O mundo confirmou a fama de povo hospitaleiro que temos e, com certeza, esta experiência não sairá jamais da mente dos recepcionistas, tampouco dos turistas cordialmente atendidos.
Time de Atendentes Bilíngues da EMPETUR e PCR, na Central de Atendimento ao Turista do Aeroporto Foto: Emanuelle Almeida |
Invasão Mexicana! Integração entre turistas e atendentes. Foto: Emanuelle Almeida |
Colombianos. O Recife recebeu turistas dos 4 cantos do globo. Foto: Emanuelle Almeida |
Algumas lacunas devem ser reforçadas: a capacidade hoteleira do Recife e região atingiu o ápice, o que causou transtornos. A falta de shows musicais na FIFA FAN FEST também causou estranheza aos visitantes.
Ao mesmo tempo, a Festa Junina do Recife, foi espetacular, com programação da zona norte à zona sul. Além de uma grande programação noturna privada na veneza brasileira.
O Recife foi aprovado sim! Temos a certeza de que quem aqui veio, jamais irá esquecer. A cidade de encantos mil se despede da Copa com o sentimento de dever cumprido e não vê a hora da Copa do Mundo FIFA voltar ao Brasil.
Por ANTÔNIO NETO**
** Antônio Neto, 21, é coordenador geral do Blog VIVA PERNAMBUCO TURISMO. Graduado em Turismo e estudante de Direito, é funcionário da Secretaria de Turismo do Recife e sócio-diretor da Agência ABZ Viagens & Turismo, possui experiências em Atendimento ao Turista, Pesquisas de Dimensionamento do Turismo Nacional e Internacional do MTUR, e Planejamento Estratégico, Obras e Infraestrutura Turística no Estado de Pernambuco.