Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro
(1915)
Um dos Clubes Carnavalescos Misto de Pernambuco é o “Bola de Ouro”, fundado em 15 de setembro de 1915, recebeu o nome da rua onde foi criado, Rua da Bola, em Santo Amaro. Conta-se que existiam duas agremiações nesse bairro, o Bola de Ouro e o Bola de Prata, mas uma divergência fez com que o Bola de Ouro não saísse mais no Carnaval, restando apenas o Bola de Prata para alegrar o carnaval da comunidade. Depois de um longo período desativado, volta a desfilar no Carnaval no ano de 1987 quando Luiza Ramalho assume a presidência do Clube (estando até hoje no cargo). Sob seu comando, o Bola foi transferido para o Bairro de São José, tradicionalmente referência para o carnaval pernambucano, onde hoje se localiza, mesmo sem sede própria.
O Clube acumula inúmeros títulos de campeão do Carnaval, sempre desfilando no Grupo Especial do Concurso de Agremiações Carnavalescas promovido anualmente pela prefeitura do Recife. A agremiação tem uma bola dourada como símbolo e suas cores oficiais são o amarelo e o preto, desfila com aproximadamente 250 integrantes. Destaca-se no carnaval pernambucano pela beleza de suas fantasias, força e vigor de sua apresentação no concurso oficial.
Dona Luiza é sinônimo de carnaval, grande personalidade do bairro de São José, o bairro berço do carnaval de rua do Recife, sendo citada no livro “Sem elas não haveria Carnaval – Mulheres do Carnaval do Recife” de Claudilene Silva e Ester Monteiro de Souza, mostrando um pouco da mulher guerreira e sustentadora da cultura popular, que busca sempre valorizar as identidades culturais do bairro onde vive. Com ajuda de toda família em especial, do seu filho Robervaldo Ramalho idealizador e pesquisador, define temas para o clube desfilar nas ruas do Recife e de Pernambuco, define caminhos a serem percorridos e sempre preza pela qualidade de suas fantasias.
No processo são envolvidos mais de 50 profissionais,entre costureiras, produtores de textos e conteúdos, ferreiros, bordadeiras, cozinheiras, artistas plásticos, desenhistas e motoristas. O Clube sempre desfilava aos domingos (hoje na terça), no polo de agremiações, localizado na Avenida Dantas Barreto, bairro de São José, no Recife. O Clube Bola de Ouro, comemora em 2015 seu centenário, e como homenagem recebeu da prefeitura do Recife que será um dos grandes homenageados do Carnaval Recife 2015.
Inaldo Cavalcante de Albuquerque
(Maestro Spok)
Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o Spok é natural de Igarassu, iniciou seus estudos musicais em Abreu e Lima com o professor Policarpo Lira Filho (Maninho) em 1984. Em 1986 veio para o Recife, e passou a trabalhar com grandes nomes da música pernambucana como: Maestro Ademir Araújo, Maestro Clóvis Pereira e Maestro Guedes Peixoto. Já acompanhou e acompanha artistas como: Raimundo Fagner, Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sivuca, Naná Vasconcellos, Silvério Pessoa, André Rio, Almir Rouche, Marron Brasileiro, entre outros.
Aproximadamente em 1996, formou com alguns amigos a "Banda Pernambucana", que passou a acompanhar o artista Antonio Nóbrega pelo Brasil e pelo mundo. Em seguida a banda passou a ser conhecida como "Orquestra de Frevo do Recife" e só em 2004 como "Spokfrevo Orquestra". Lançou seu primeiro CD solo intitulado "Passo de Anjo".
Aproximadamente em 1996, formou com alguns amigos a "Banda Pernambucana", que passou a acompanhar o artista Antonio Nóbrega pelo Brasil e pelo mundo. Em seguida a banda passou a ser conhecida como "Orquestra de Frevo do Recife" e só em 2004 como "Spokfrevo Orquestra". Lançou seu primeiro CD solo intitulado "Passo de Anjo".
Já se apresentou em lugares como: Portugal, Itália, Holanda, Suíça, França e Áustria, divulgando pelo mundo a música de Pernambuco, o FREVO!