sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Assuntos:

Você Sabia? A Riqueza do Ouro em Igrejas de Pernambuco

Social
Todo mundo sabe que Pernambuco é um dos estados que mais crescem atualmente. Nossa fama de crescimento vem de longa data, Reginaldo Rossi cantou: "Capitania que deu mais lucro.". A riqueza do estado ao longo desses 5 séculos de construção e crescimento deixou e vem deixando lindos e importantes legados culturais, artísticos, arquitetônicos e muito mais.

O VIVA apresenta a você dois dos mais belos espaços religiosos de Pernambuco: O Mosteiro de São Bento e a Capela Dourada. Simbora conhecer estas duas maravilhas deste rico estado!

***

Para começar, vamos subir as ladeira de Olinda, em busca da Igreja e Mosteiro de São Bento. Nessa bela imagem, temos uma visão panorâmica do Mosteiro, patrimônio encravado no meio do sítio histórico da cidade, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Confira: 
Patrimônio Mundial, o Mosteiro de São bento fica no Centro Histórico de Olinda.

A igreja ficou pronta em 1599, ainda no século 16. Mas foi destruída em 1632, por um incêndio que dizimou quase toda a cidade, devido as invasões Holandesas. A construção da igreja atual data de 1660, depois que os holandeses incendiaram o complexo. A construção terminou em 1761, um século depois.

Chama bastante atenção, o belíssimo Altar-Mor, construído entre 1783 e 1786, feito em madeira de cedro e totalmente folheado a ouro, um dos mais belos exemplares e significativos altares de talga dourada do Brasil. Veja:
Altar-mor da Igreja com imagem de São Bento
Altar-mor da Igreja com imagem de São Bento
 Detalhe do altar-mor
Detalhe do altar-mor

***
Agora o destino é Recife, onde vamos encontrar no bairro de Santo Antônio a Capela Dourada. Para muitos, esta é a expressão máxima do barroco brasileiro. Inegavelmente, estamos diante de um do mais belos ambientes histórico, religioso, arquitetônico de Pernambuco. É uma verdadeira joia no meio da metrópole mais desenvolvida do nordeste.
Linda a Capela Dourada

A Capela Dourada também pode ser chamada de Capela dos Noviços. É de Ordem Franciscana e faz parte do Complexo do Convento e Igreja de Santo Antônio, onde é possível encontrar também o Museu Franciscano de Arte Sacra.

A bela capela nasceu numa época de muita prosperidade na região. Com o passar dos anos, a capela passou por melhorias e rica decoração barroca, sendo que o estilo atual vem dos séculos XVII e XVIII.

O nome Capela Dourada, obviamente, vem da quantidade grande de ouro de sua cobertura. Tem ouro de ponta a ponta, na exuberante talha de madeira que forra praticamente toda a capela. É ouro nas paredes, nos altares e no teto.

É lindo demais né gente! Quem gostou comenta e compartilha! ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.