E para fechar o quadro O Carnaval é nosso! Nada melhor que apresentar para vocês o historiador do Urso Cangaçá de Água Fria, Marcio Luna. Além de ser Coordenador educativo do Cais do Sertão ele confecciona adereços, alegorias e desfila no bloco. Confira a entrevista:
VIVA: Quanto tempo tem o Urso Cangaçá?
Marcio Luna: Está desfilando desde 1983 até os dias atuais. Tem trinta e dois anos.
VIVA: Quais são os pólos em que o Urso passa?
Marcio Luna: Várzea, Morro da Conceição, Brasília Teimosa e no próprio bairro onde o bloco surgiu, em Água Fria.Os desfiles acontecem toda terça-feira de Carnaval.
VIVA: Existe algo específico quanto à temática?
Márcio Luna: Ano passado como estávamos em ritmo de Copa do Mundo o tema foi sobre a Copa em Pernambuco e para este ano vamos homenagear J Borges que é um patrimônio vivo em xilogravuras.
VIVA: Como são as atividades para confecção do figurino?
Márcio Luna: Utilizamos algodão cru, camisas brancas e tenho um primo chamado Paulo Duarte que compõe todo ano as músicas dos homenageados para o Urso Cangaçá. Além de ter costureiras e outras pessoas que trabalham em equipe cada um com sua função para que assim as pessoas possam ver nosso trabalho final. A exigência da Prefeitura é que desfile pelo menos cinqüenta pessoas, mas com o passar do tempo o grupo foi crescendo temos uma média de cento e vinte pessoas que desfilam conosco.
Foto|Crédito: Elisane Pereira
Pessoal, espero que vocês tenham gostado do Quadro que trouxemos pessoas que realmente trabalha duro nos bastidores para que os desfiles das agremiações, blocos, caboclinhos e troças saiam devidamente organizados. PALMAS PARA ELES!!
E tenho um convite a fazer: Amanhã a partir das 18h concentração no Marco Zero para começar de fato o Carnaval 2015 que já está nas ruas e ladeiras. Folião que é folião brinca consciente! Bom Carnaval a todos e simbora FREVAR minino!!!