Dominguinhos, considerado o sucessor do Rei do Baião Luiz Gonzaga, deixou seu nome gravado na história da música brasileira. Deixou um legado imenso para os fãs, com seus clássicos sucessos que fizeram muita gente dançar o forrozinho bem juntinho.
Nascido em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, Dominguinhos foi instrumentista, cantor e compositor. Teve como mestre Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. O Baião, Bossa Nova, Choro, Forró Xote e Jazz permeiam sua formação musical.
Nascido em família humilde (12/02/1941), Dominguinhos tinha um pai sanfoneiro e afinador de sanfonas. Começou na música desde cedo, aos 6 anos já tocava seu acordeon de 8 baixos, em feiras livres e na porta de hotéis, formando com dois irmãos o Trio Os Três Pinguins. Tornou-se músico profissional muito jovem, logo dominou as sanfonas de 48, 80 e 120 baixos.
Conheceu o Mestre Luiz Gonzaga aos 9 anos, tocando em frente a um hotel onde o Mestre Lua estava hospedado. Luiz se impressionou com o menino Domingos e quis levá-lo ao Rio de Janeiro. Fato que só aconteceu 4 anos mais tarde, quando o menino Dominguinhos, com 13 anos, foi com o pai e dois irmãos morar em Nilópolis, Rio de Janeiro, passando a integrar a equipe de Luiz Gonzaga.
Luiz Gonzaga e Dominguinhos |
Ao longo de sua carreira Dominguinhos fez trabalhos com vários músicos renomados, como Gilberto Gil, Toquinho, Elba Ramalho e Maria Bethânia. Consolidou sua carreira musical próprio e atrelou diversos gêneros como Bossa Nova e Jazz.
Entre seus grandes sucessos se destacam: Eu Só Quero Um Xodó; Isso Aqui Tá Bom Demais; Gostoso Demais e De Volta pro Aconchego
Dominguinhos faleceu na noite desta segunda-feira em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. Devido a complicações respiratórias. Dominguinhos perdeu a batalha contra o câncer de pulmão que durou 6 anos.
O céu recebe um grande artista pernambucano. |
O Blog VIVA PERNAMBUCO TURISMO está de luto com a morte desse Grande Mestre da Música pernambucana, nordestina e brasileira. Vai na paz Dominguinhos, fazer um grande arrasta pé no céu junto com o Rei do Baião Luiz Gonzaga.