quinta-feira, 25 de julho de 2013

Assuntos: ,

Ocupação cultural no Centro do Recife

Social
O Bairro do Recife não é mais o mesmo. Desde março deste ano, o Recife Antigo, como é chamado pela população local, voltou a fazer parte da programação de fim de semana dos recifenses. O projeto Recife Antigo de Coração é o responsável pela mudança de hábitos. No último domingo de cada mês, o bairro tem dez de suas ruas bloqueadas para veículos. Espalham-se na área três polos de animação. E o Marco Zero vira ponto de encontro. A ideia é que o recifense e o turista se sintam à vontade para um passeio a pé pelo bairro. "As pessoas precisam voltar a ocupar o Centro da cidade", afirma Ana Paula Vilaça Leal, gerente geral do projeto.




No cargo desde que ele foi criado, no início da gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), Ana Paula coordena uma equipe que tem como encargo articular os órgãos e secretarias que pretendem realizar algum tipo de ação no bairro, de medidas de infraestrutura a eventos de lazer. "Antigamente, cada secretaria tinha um projeto, ia lá e executava. Hoje em dia, com os projetos passando pela gerência, podemos organizar melhor a ação, criar diálogos entre os órgãos, otimizar as relações", explica. "O objetivo maior é potencializar as qualidades da área".
De março para cá, ocorreram quatro edições, e a cada uma, Ana Paula e equipe vêm tentando aperfeiçoar o projeto. "Ainda estamos numa fase experimental. Já aconteceu, por exemplo, de termos de trocar a localização de um polo. E todas essas medidas são tomadas baseadas no que ouvimos as pessoas sugerindo nas ruas". A partir de setembro, a expectativa é de que o projeto se torne semanal.
No caso dos polos, o perfil é sempre o mesmo, mas muda a programação. O Esportivo vem acontecendo na Avenida Marquês de Olinda e na Avenida Alfredo Lisboa; o Infantil, mas antes acontecia na Praça do Arsenal da Marinha, agora deve passar a ser no eixo norte da Avenida Alfredo Lisboa, ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco; e o Cultural, na Praça do Marco Zero e ruas próximas. Shows e blocos carnavalescos da programação artística são definidos com a ajuda da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe). Além dos polos fixos, o projeto Dançando na Rua foi recentemente incorporado ao Recife Antigo de Coração. Das 16h às 22h, bailarinos profissionais se apresentam.

Bikes são o meio de transporte
Segundo dados da gerência geral do Recife Antigo, cerca de seis mil pessoas passam pelo bairro em um domingo de Recife Antigo de Coração. Como as ruas ficam bloqueadas para veículos automotores, a maioria dessas pessoas chega ao local de bicicleta. O percurso é facilitado por conta do projeto Ciclofaixa Recife, iniciativa das secretarias de Mobilidade Urbana e Turismo e Lazer, em vigor desde março.

Neste domingo, mais 9,7 km serão acrescidos aos 25,5 km de ciclofaixas móveis já existentes. Além dos ramais com saídas do Parque Dona Lindu e do Parque da Jaqueira em direção ao Marco Zero, a Lagoa do Araçá entra para o itinerário. Os 35 km de ciclofaixa vão cortar 28 bairros da capital. Quem não tem bicicleta pode alugá-la em uma das quatro estações da Prefeitura do Recife: no Parque Dona Lindu, no Parque da Jaqueira, na Lagoa do Araçá e no Recife Antigo. É preciso antes se inscrever no sitewww.ciclofaixarecife.com.br. A inscrição custa R$ 5. Na hora de pedalar, por uma hora o passeio sai de graça. Caso deseje fazer um percurso maior, é cobrado R$ 5 por cada meia hora a mais.

Fonte: Pernambuco.com


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.