O direito de liberdade de expressão, de vida, de luta, um passado cheio de inquietações... Ah! Ser quilombo não era tarefa fácil, era trabalho árduo para os senhores de engenho que usufruíam de sua resistência física e mental, do seu braço forte para conduzir as inúmeras cargas que chegavam dos portos. Entenda mais sobre a História:
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 essa data simboliza a morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
Mais de 320 anos se passaram da morte de Zumbi e será que a consciência negra resistiu aos pré-conceitos? O que vemos hoje na TV, outdoors, campanhas publicitárias e na mídia social é consciente?
A equipe VIVA em comemoração ao Dia da Consciência Negra preparou uma matéria com o gestor do Núcleo de Cultura Afro do Recife que fica no Pátio de São Pedro, casa 34 no Bairro de São José, Sr. Amauri Couto. Perguntamos para ele O que é ser Negro? Confira o vídeo:
Quer saber mais sobre o Núcleo Afro? Confira nossa outra matéria e fique ligado: