O Dia da “Cultura dos Bois” será celebrado pela primeira vez no Recife com uma programação especial no próximo domingo, 1 de março. A data oficial é 28 de fevereiro, uma referência ao primeiro registro da confecção de um boi no Brasil. Neste mesmo dia, em 1644, a população da capital pernambucana conferia, um boi “voar” sobre a ponte do Recife, hoje ponte Maurício de Nassau.
Para demarcar a importância desta expressão na formação da identidade cultural pernambucana, diversas agremiações de bois, ursos e pastoril farão um grande cortejo. A concentração será no Marco Zero, Bairro do Recife, a partir das 15h. Neste sentido, de fortalecer a manifestação a Federação tem articulado o surgimento de Ligas Municipais de Bois, com atuação político-cultural direta nas cidades com maior presença deste tipo de manifestação, como Arcoverde, Timbaúba, Bonito, Aliança, Limoeiro e Paudalho.
Serviço
Comemoração do Dia Estadual e Municipal da Cultura dos Bois
Quando: Domingo, 1º de março
Onde: Concentração às 15h no Marco Zero (Recife). Cortejo a partir das 16h30, passando pela Av. Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau e dispersão na Praça do Diário.
Grupos participantes: Boi Faceiro, Boi de Mainha, Boi Tatatá, Boi D´Loucos, Boi Cara Branca (Limoeiro), Boi Maracatu (Arcoverde), Boi Glorioso (Bonito), Boi Diz Nove (Timbaúba), Boi Camará (Camaragibe), Boi Sorrizo (Jaboatão), Boi da Mata, Boi Malabá, Boi Mimoso, Urso Cangaçá, Urso Zé da Pinga, Pastoril Giselly Andrade.