VIVA PERNAMBUCO, VIVA NORDESTE, VIVA O TEATRO DE BONECOS
Dia histórico para o mamulengo, para o teatro nacional, para as artes em geral. Nesta quinta-feira, 05 de março de 2015, o Mamulengo foi registrado como PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL, em uma reunião deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O evento foi realizado na sede do IPHAN - Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional, que fica em Brasília-DF.
Desde 2004 este projeto foi iniciado. Professores, pesquisadores e personalidades da cultura do teatro de bonecos lutaram muito pra que este dia chegasse. Diversas pesquisas, reuniões, encontros deram embasamento para a aprovação do registro. Os mestres em culturam foram totalmente envolvidos nesse processo e estavam presentes na reunião mais importante da história do mamulengo.
Pernambuco foi representado pelo Mestre Calú (69), de Vicência. Líder do Mamulengo Flor de Jasmim há 50 anos, o mestre Calú se emocionou com a grande conquista: " - Estou muito feliz e emocionado, nunca pensei que vinha em Brasília de avião pra um negóco tão sério." Calú é avô de Antônio Neto, coordenador geral do Grupo VIVA - Comunicação, Cultura e Turismo (Grupo gestor do Blog VIVA PERNAMBUCO TURISMO).
O Mestre Clóvis (50) , de Guarabira-PB, também falou sobre o registro: " - Muito importnte, era tudo que nós bonequeiros precisava. Isso é um reconhecimento de anos e anos de batalha do IPHAN, da Associação e de todos os bonequeiros. É fruto da persistência dos brincantes do nordeste e de todos os estados que tem brincadeiras."
Mestre de todo o Nordeste participaram da reunião de registro
O representante do Ceará, da cidade de Icapuí, o brincante Marquinhos Calungueiro (36), filho do Mestre Gilberto Calungueiro, disse o seguinte: " - Eu achei muito importante para o Teatro de Bonecos do nosso país ter realizado essa grande conquista para o nossos mestres. É muito bom tá entre os mestres porque estou aprendendo mais da minha arte para expandir no meu estado."
Participaram do encontro também mestres de Brasília e de São Paulo. A festa tomou conta da sede do IPHAN, os comentários foram que esta foi a reunião mais alegre da história do IPHAN. A partir de agora, haverá novos projetos de salvaguardas para o Mamulengo. Com muito orgulho, o Grupo VIVA anuncia esta conquista. Parabéns à todos que estão fazendo parte desta história.
Livro de Registro das Formas de Expressão onde o Mamulengo será inserido. Recentemente, o Maracatu e o Cavalo-Marinho foram inseridos nele.